Tempo de Recomeçar

Tempo de Recomeçar
"Essa história vai emocionar você"

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Choro de menina

Por que choras menina bonita?
Não chores perto de mim
Leve para longe o teu sofrer
Meu coração é de gelo
Que nenhum choro faz derreter

A dor que entendo é só de papel
Não sei nada de lágrimas
Nem de meninas que choram
Nem de anjos do céu

Sou poeta fingido
Falo da dor sem senti-la
Mas não posso, não posso
Com teu choro menina

Já e tarde, é hora de partir
Antes que o teu choro acorde
A rima triste que dorme
Na dor que finjo sentir
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
(CASSIANE)

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Prematuro


O meu olhar é um poeta de talento
Quem dera eu traduzir em palavras
Aquilo que ele me escreve por dentro!


Mas não consigo, luto em vão
Foge-me pelos dedos
A sombra duma impressão

Parir a palavra do sentimento
Árduo trabalho
É COMO
Lapidar pedra com vento


Então, quieta, boquiaberta
Sento dentro de mim
Assento-me na solidão
Até o poema chegar, dizer : sim!

Chega disfarçado, ô bicho danado!
Escorre pelas mãos
Depois ao final
Lamento ver, o que dele
Sobreviveu ao papel



Cassiane Schmidt

sexta-feira, 29 de maio de 2009

A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA NO ENSINO MÉDIO


A leitura do texto literário no ensino médio é, sem dúvida, muito importante para o aluno nesta fase de sua formação escolar. O texto literário promove um encontro especial com a leitura, pois através do contato com a literatura o aluno descobre as múltiplas faces da linguagem, entra em contato com diferentes aspectos da Língua Portuguesa. Quanto maior for a diversificação dos textos literários apresentados aos alunos, maior será a experiência que ele terá com este universo de singular beleza, magia e emoção. Trabalhar a literatura em sala de aula é, antes de tudo, mergulhar num mundo de subjetividade e encantamento, um lugar mágico onde o aluno encontra a possibilidade de se descobrir, de se reconhecer, de se encontrar. Neste sentido a literatura passa a ser um convite a liberdade de expressão, onde os alunos podem expressar seus sentimentos, descobrir e compreender melhor suas próprias emoções. A faixa etária dos alunos do ensino médio varia dos treze aos dezoito anos de idade, nesta fase o adolescente encontra-se emocionalmente vulnerável, e acaba sendo influenciado diretamente pelo poder de persuasão da mídia, dos amigos, dos preceitos consumistas, deixando levar-se, na maioria das vezes, pelas falsas ideologias. Trata-se de uma fase radical na vida do aluno, haja vista, que neste período de sua vida, o educando passa a formar uma concepção de mundo, busca afirmar sua personalidade perante os pais, os professores e, principalmente, aos amigos. O adolescente quer ser livre e independente, isso acaba gerando conflitos em casa, e também na escola. A indisciplina é uma marca registrada nesses casos, pois nesta fase, os alunos buscam chamar a atenção para si. Neste sentido, abro alas para a literatura entrar em sala de aula, pois inúmeros são os benefícios da literatura, da linguagem poética. Lembrando que a linguagem conotativa do gênero literário permite ao aluno manifestar suas inquietações psíquicas de maneira saudável e inteligente. Assim, a família em parceria com a escola, deve favorecer ambientes de leitura e produção de textos literários, pois assim será possível influenciar positivamente o aluno na busca pela sua identidade, apresentando a literatura como uma maneira de ele se comunicar com o mundo a sua volta. A formação de leitores de textos literários no ensino médio é, não há dúvida, um grande desafio, as vantagens e os benefícios da literatura para a formação do aluno são incontáveis. Os gêneros literários oferecem assim, a oportunidade de levar até o adolescente um mundo onde ele, o aluno, poderá encontrar verdadeiramente a liberdade por ele tão almejada. A influência que o professor exerce no aluno deve ser utilizada de maneira positiva. Se pretendemos formar leitores, precisamos, antes de tudo, sermos assíduos leitores. Ninguém dá o que não possui, ninguém ensina o que não conhece!



(Cassiane S.S)

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Asas da Liberdade

Morre a tarde quieta e serena
A brisa da noite silente varre o dia
A ave no céu fez-me sentir tão pequena
Como um pássaro voar eu queria

Voar bem alto, bem longe
Voar até o infinito dentro de mim
Romper barreias, quebrar pontes
Encontrar de tudo o início e o fim

As horas aprisionam o tempo
O destino desenha muitos caminhos
Quero ser levada pelas mãos do vento
Acordar quando todos estiverem dormindo

Do espelho viciado no semblante
Restou apenas estilhaços de vidro
Vivendo intensamente cada instante
Encontramos em nós o desconhecido

Vivemos presos na gaiola da rotina
Vamos abrir as portas da coragem
Mundo novo que se descortina
Para quem ousar fazer esta viajem




(Cassiane Schmidt)

quinta-feira, 30 de abril de 2009

O Retrato de um Povo

É nos bastidores da nação onde se desvelam os verdadeiros heróis e heroínas do Brasil, a autobiografia do País se revela nas mãos calejadas do trabalhador, na pele queimada do sol, no olhar triste das crianças que passam fome, um País que mantém seus políticos refrescados economicamente, a custa do suor de milhares de trabalhadores, homens e mulheres que deixam suas pegadas, no chão árduo do atual cenário político e econômico brasileiro. Um povo corajoso que impõe a bandeira da fé e da superação frente à mascarada e cruel corrupção praticada pelos abutres do governo.
O dia do trabalhador, comemorado mundialmente em 1º. De Maio, representa as chaves que libertaram milhares de operários de condições subumanas de trabalho, nasceu da luta e do luto de pessoas que acreditaram, que lutaram por seus direitos.
Esta especial data nos lembra que todo dia é dia de trabalho, e que somos vitimas de um governo falho, corrupto. Que a data tenha finalidade de homenagear a mão-de-obra, o fundamento, os pilares que sustentam nosso Brasil: o trabalhador. Que nos incite a pensar, que sirva para caírem as mascaras da corrupção diante dos pés da justiça, que seja erguida a bandeira em favor dos oprimidos, em favor daqueles que não tem escolha, que são obrigados a se sujeitar as péssimas condições de trabalho para ter o que comer, que esta especial data faça menção ao povo que não vive, mas sobrevive.
Vamos homenagear os heróis invisíveis, os agentes secretos que trabalham nas noites sem fim, na coleta do lixo, que mantém as cidades habitáveis, este é só um exemplo, poderíamos citar milhares. A calçada da fama do povo brasileiro é um chão árido e pedregoso, onde todos eles deixam sua marca, sobretudo uma marca que chama atenção, pois é uma marca de fé, de esperança diante das condições mais adversas, um povo que consegue sorrir, mesmo com seus poucos dentes na boca. Um povo que desenha no cenário social um quadro pintado com tintas de esperança, que acredita no exílio definitivo da corrupção, no fim da revoltante desigualdade social. Não há dúvida que a falta de valorização e de respeito aos trabalhadores constituam as chibatadas do século 21, as senzalas nas quais foi lançada a dignidade humana.
A corrupção diária no governo brasileiro é a patrocinadora do desalentador quadro de desigualdade no País. Enquanto o operário trabalha de sol a sol para ganhar um salário mínimo, deputados vivem refestelados em cartões de crédito, em viagens milionárias, com salários exorbitantes, lembrando que tudo isso, a custo do governo e do povo que contribui com pagamentos de um sem números de impostos. Vamos, neste dia especial, celebrar a vitória silenciosa de todos aqueles que corajosamente se dedicam na construção do País, vamos respeitar o grito sufocado de dor e revolta no silêncio da rotina dos que sofrem na pele as conseqüências da desigualdade social, outrossim vamos acreditar numa reforma social, acreditar em políticos honestos, que utilizem sua vida política em favor do povo, que lutem para garantir os direitos de milhares de cidadãos, pois somente assim será possível a construção de uma nova identidade ética no contexto político. Enquanto isso Brasil, mostre a sua cara.




( Cassiane Schmidt)

segunda-feira, 20 de abril de 2009

terça-feira, 14 de abril de 2009

Borboleta na janela


Estava trabalhando no meu escritório quando notei a presença de uma pequena borboleta debatendo-se na parte superior da janela, ela batia suas asas contra o vidro, bastava apenas descer um pouquinho e encontraria a passagem para rua, e poderia sair voando.
Eu, ocupada demais, acabei deixando o pobre inseto debater-se por algum tempo, até que aquela luta desleal, da borboleta com o vidro da janela, me incomodou. Parei por alguns instantes tudo o que estava fazendo, neste momento pude perceber o invisível, percebi que mesmo a liberdade estando a poucos centímetros da borboleta ela não conseguia enxergá-la, estava tão obstinada com a paisagem por detrás do vidro, que não conseguia perceber que era preciso ir em busca da liberdade e não ficar apenas sonhando com ela.
Por quantas vezes nós também ficamos como a pobre borboleta?Cegos, debatendo-se num problema, paralisados num obstáculo, sem perceber que a saída está logo ali, bem diante de nossos olhos.
Envergonhada pela indiferença ao sofrimento do pobre inseto de indelével beleza, levantei-me e fui até a ela, peguei-a delicadamente e soltei-a no ar. Impressionante foi ver a borboleta sair voando neste céu azul de abril, acariciada pelo sol morno desta estação de uma deliciosa particularidade climática.
Provavelmente a borboletinha irá sobrevoar jardins, polinizar plantas e flores, encher de graça o mundo com sua beleza, seguir sua missão.Inevitável foi, não lembrar duma bela mensagem, que conta a história de um homem que vendo o sofrimento da borboleta tentando romper o casulo, tentou ajudá-la, pegou uma tesoura e fez uma pequena abertura no casulo para que a borboleta pudesse sair mais facilmente.

A borboleta então saiu com facilidade, mas seu corpo estava murcho e era pequeno e tinha as asas amassadas, era incapaz de voar pois saiu do casulo antes da hora certa! Pois tudo na vida, caros leitores, tem a hora certa para acontecer!
O que o homem, em sua gentileza e vontade de ajudar não compreendia, era que o casulo apertado e o esforço necessário à borboleta para passar através da pequena abertura era o modo com que a natureza fazia com que o fluido do corpo da borboleta fosse para as suas asas, para que assim ela conseguisse desenvolver resistência para o vôo.
Muitas vezes agimos como o homem da história, queremos facilitar as coisas para o outro, isso cabe muito bem aos pais, muitos deles acreditam que conceder aos filhos várias “facilidades”, que ao fazer “tudo” pelos filhos, estão contribuindo para torná-los melhores, o que não sabem, ou fingem não saber, é que acabam criando aleijões emocionais e desvios de caráter em suas próprias crias!
Deixem seus filhos crescerem, dêem-lhes boa educação e deixe que eles façam o resto! Pais assistencialistas acabam sendo assistidos mais tarde por uma série de problemas com os filhos.
É preciso ter equilíbrio e sabedoria, antes de sair rompendo casulos, antes de ir poupando os que amamos de tudo, cada pessoa necessita passar por determinadas experiências, e muitas vezes o sofrimento por determinado tempo é a medida necessária para tornar-nos mais fortes e resistentes.Devemos ajudar nossos irmãos, as pessoas que amamos, até mesmo uma indefesa borboleta presa na janela, contudo a ajuda deve ser na medida em que não impedimos o crescimento do outro, não podemos roubar experiências de aprendizagem, muito menos subestimar a capacidade das pessoas que amamos de resolverem seus próprios problemas.
Ajudar não pode jamais isentar o outro de suas responsabilidades, cada pessoa deve caminhar com suas próprias pernas, ou voar com suas próprias asas! De nada adiantaria eu libertar a borboleta da janela se ela não tivesse vontade e condições de voar!
Cada um de nós terá que romper seus próprios casulos ao longo da vida, portanto não faça tudo pelo outro, não queira ser a bengala de ninguém, pois assim você estará correndo o risco de fazer o outro acreditar que ele não é capaz de caminhar com suas próprias pernas. Amor e sabedoria são como remos de um barco, se remarmos o barco com um só remo, ele acabará dando voltas e não conseguirá sair do lugar.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Eu assim os dizia










Borboleta
Elefante
E
Banheiro

Eu assim os dizia:

Babuleta
Efalante
E
Baleto


Palavras soltas na fala da criança
Imaginação livre de normas
Alegria e encanto de infância
Liberdade de puras formas

Com os anos aprende-se a falar
Com dedicação aprende-se a escrever
A criança eterniza no brincar
Aquilo que o adulto esquece ao crescer


(Cassiane Schmidt)

quarta-feira, 8 de abril de 2009

O dia em que Cristo ressuscitou!


No dia em que Cristo foi crucificado
Onde estava a sabedoria?
Passeando na ignorância dos judeus
Tecendo preces no coração de Maria?

Onde estava enterrado os corações dos homens?
Mergulhados na escuridão da morte
Escondidos na alcova fria da crueldade
Ou no beijo amargo de um Judas Iscariot?

A vitória da vida sobre a morte
Vem a Páscoa nos lembrar
Açoites ecoam das terras de Jerusalém
Homens e mulheres curvados aos pés do altar

A Páscoa vem anunciar a esperança
CRISTO NÃO MORREU!
Nem mil açoites, nem a mais cruel provação
Nada pode atingir o filho de Deus!

O sangue vertido da face de Jesus
Escorre sobre o destino dos homens
Morreu o pecado com suas chagas na cruz
A maldade há de morrer de fome!

Cristo,

Fez nascer a esperança da vida eterna
Arquiteto do bem deixou-nos um projeto sagrado
Amar-nos uns aos outros
Fazer doce o coração amargo!

Muitos há, que vivem de mãos lavadas
Assim como fez um tal de Pilatos
Esqueceram o projeto de Deus
Caminham para o abismo em lentos passos

Seguimos pela terra com dignidade
Assim como nos ensinou Jesus
Que nossa vida seja feita de CARIDADE
Que a fé e o amor vençam o peso da cruz!


Cassiane S.S

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Sobre o tempo


Os dias são testemunhas dos anos,

os anos são cúmplices do tempo,

e o tempo faz germinar o que plantamos

nas horas dos dias!
(Cassiane S.S)

sexta-feira, 20 de março de 2009

Vida


Não almejo viver muito, nem viver pouco, apenas o
suficiente para sentir-me viva!


( Cassiane S.S)

quarta-feira, 18 de março de 2009

Professor Pesquisador: Realidade ou Utopia?



O professor deve ser considerado um profissional pesquisador sim! Mais do que qualquer outra profissão a educação exige um trabalho de pesquisa constante e ininterrupto, o tipo de trabalho que não termina nunca.

Sem a pesquisa o trabalho docente fica seriamente comprometido, haja vista que é através da pesquisa que encontramos o caminho promissor para criar uma nova postura frente ao grande desafio da busca pelo conhecimento.

Durante muito tempo e, infelizmente ainda hoje, muitos professores acabam por assumir uma postura neutra em relação ao conteúdo a ser estudado com seus alunos, o que por sua vez, acaba sendo responsável pelo desinteresse dos alunos em estudar determinado assunto, pois se nem o professor vê significado no que “ensina-transmite”, por quê os alunos veriam?

Tudo na vida precisa fazer sentido, quando não encontramos sentido no que estamos fazendo, automaticamente perdemos o interesse e ficamos desmotivados. Do mesmo modo alunos e professores precisam encontrar sentido no que fazem.

O planejamento docente pautado numa base curricular inteligente e flexível serve de aliado ao professor na hora de elaborar seu trabalho. A pesquisa é, portanto, o caminho através do qual o professor irá percorrer a investigação, a argumentação, a dúvida, o questionamento e, conseqüentemente, o lugar onde ele encontrará importantes respostas.

Pesquisar significa, portanto, a aliança entre o professor e a sua prática pedagógica. Cabe ao professor o comprometimento com seu papel, despindo-se da postura autoritária e detentora do conhecimento e trabalhando com os alunos como uma equipe, companheiros de trabalho em busca do conhecimento.

Ao valorizar o conhecimento do aluno, sua leitura de mundo, o professor cria um ambiente construtivo para que o processo de ensino-aprendizagem ocorra de maneira significativa para o aluno. A escola deve ser um lugar democrático, o professor, a fim de obter êxito em sua prática, deve respeitar a opinião, os pontos-de-vista e os múltiplos saberes que seus alunos possuem.

A realização de pesquisas encontra nos espaços pedagógicos o ambiente perfeito para sua realização, haja vista que o espaço pedagógico reúne alunos e professores na busca pelo saber. O professor em parceria com seus alunos pode criar um espaço altamente producente na elaboração de projetos e de pesquisa. Abordando questões pertinentes ao contexto da turma, investigando “com os alunos” temas de interesse, levantando problemas e questionamentos a serem resolvidos.

Este tipo trabalho instiga a curiosidade e o interesse do aluno, a partir do momento, que o aluno encontra sentido no processo educativo, ele passa a interagir e participar efetivamente das aulas.
Desenvolver projetos com os alunos torna-se uma prática indispensável na educação, frente aos avanços da tecnologia, ao dinamismo oferecido pela internet, a rapidez e instantaneidade das informações, o professor necessita otimizar seu trabalho em sala de aula. Planejar deve ser, portanto, a linha mestra das ações metodológicas desenvolvidas pelo professor na sua prática pedagógica.




(Cassiane Schmidt)

terça-feira, 10 de março de 2009

Encontro Marcado




(Dedico estes versos ao meu querido companheiro,
Com quem vivo os mais verdadeiros e intensos
anos de minha vida!
As palavras dizem pouco do que me fala agora o
Coração, pois difícil é descrever o que a alma
quer gritar: Te amo Anjo!)




Naquela tarde em que te encontrei
Minha alma ao amor se rendeu
Lembro-me do exato segundo
Em que meus olhos beijaram os teus

Naquela bendita tarde,

Vi a solidão naufragar nos teus olhos verdes
Fiz-me refém nos teus braços
Presenciei nossas vidas nascendo
O amor em nossa alma tecendo laços

Os trilhos do destino nos colocaram
a bordo do mesmo trem
A vida passa rápida pela janela do nosso vagão
Os olhos acariciam a paisagem, as almas, o além

Para não nos perdermos na próxima estação
Seguro tuas mãos em cada momento
Faço das estrelas pedras do meu rosário
Na fé construi um abrigo edificado no tempo

Somos passageiros a bordo da vida
As horas são dos dias companheiras
Retrato de um amor na parede
Revelam doces manhãs alvissareiras

São castelos de sonhos edificados
Cada pedacinho da nossa história
Jardim de flores cultivado
No templo sagrado da memória

E como é bom viver esse amor
Todos os dias descobrimos algo novo
Pois amar é sempre uma surpresa
Águia selvagem buscando um novo pouso



( Cassiane Schmidt)

terça-feira, 3 de março de 2009

Mulher


Para enfeitar de beleza o mundo
Deus a mulher esculpiu
Encheu-se de um desejo profundo
Da Divina inspiração a mulher surgiu

No ateliê da criação divina
O ventre materno foi desenhado
O Amor foi a matéria-prima
Recebeu a mulher o dom sagrado

Deus buscou em Nossa Senhora
A fonte de sua inspiração
Trabalhou por longas horas
Na obra-prima de sua criação

Foi enviada a terra o anjo da vida
Querubins no céu entoam uma canção
Rosa de esperança na fé colhida
O céu de luz se veste em oração

Semeiam as mulheres a vida na terra
Heroínas dos dias, guerreiras das horas
Mulher que tudo dá e nada espera
A Humildade no seu coração mora

Com a mulher nasceu a esperança
Na maternidade o bem é consagrado
No ventre de luz a eterna herança
No seio materno repousa o filho amado


Caminha pelo tempo esta heroína
Em mansos e precisos passos
Senhora, jovem, menina
Segue pela vida: Desatando nós, criando laços

( Cassiane Schmidt)


quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Viajem ao céu


Como é vão o sofrer na terra
Como é lindo este céu que vejo
Daqui do alto ninguém erra
Somos todos irmãos num único cortejo

As Asas que dum anjo ganhei
Me guiaram sobre as nuvens
Um lugar lindo que jamais em ver pensei
Campos cobertos de magia luzem

Triste me parece a terra agora
Lá embaixo todos curvados em infindável prece
Triste é a vida para quem não aprecia as horas
Em suas agruras, em suas benesses

Quero neste céu ficar
Magia e encantos adormecidos
Bondade acariciada na pureza do olhar
O mal pelo bem, para sempre rendido

Chega a hora de partir
Devolvo as asas ao meu querido anjo
Lágrimas inebriam o meu sorrir
Ouço a melodia de um sagrado canto

Na terra de provações é possível sermos felizes
Não há justificativa para o lamento
Filhos da terra, eternos aprendizes
O coração revela as asas na hora certa do tempo



( Cassiane Schmidt)