Tempo de Recomeçar

Tempo de Recomeçar
"Essa história vai emocionar você"

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

O vento



O vento que beija-me a face
Traz de longe memórias dos anos
A saudade com as lembranças nasce
Reféns do passado. É para lá que vamos!


Este vento, esta noite, tudo me faz recordar
Dos velhos tempos, das velhas alegrias
Noites em claro, as estrelas no céu a contar
Mocidade cavalgando nas horas dos dias

Quero sentir o frescor da infância
Voar no cheiro doce deste vento
Pisar nas terras coloridas da lembrança
Acariciar o passado num breve momento

Dias e noites sepultavam a infância
O espelho revela a melancolia no olhar
O pôr-do-sol ilumina o brincar das crianças
Em meu coração uma menina quer voar

Vou pegar carona nas asas deste vento
Voar para onde ninguém mais mora
Confundir o velho tempo
Misturar os segundos com as horas


Um anjo revelou-me um segredo
Descobriu o portal da infância!
Quem atravessá-lo sem medo
Será por um dia novamente criança

Foi descoberta a cura para a maldade
Adultos transformando-se em criança
Resgatam na inocência da pouca idade
O coração perdido naquelas instâncias
Onde tudo era simplesmente verdade!




(Cassiane Schmidt)

Vida nova no ano novo


Todo início de ano é um convite a uma vida nova, momento de reflexão, momento de rever velhos padrões comportamentais, reavaliar hábitos, enfim, organizar a bagagem para seguir em frente no ano novo que se apresenta. Momento no qual muitas pessoas pretendem deixar para trás tudo aquilo que foi impedimento para o progresso material, e, principalmente, para o progresso espiritual.
Infelizmente passam dias, semanas, e colocamos em prática pouco ou quase nada das metas para o novo ano. Pessoas há, que só realizam um plano de metas material, esquecendo dos objetivos espirituais.
Começar um ano novo é a oportunidade de mudanças, abandonar hábitos contraproducentes, significa o início de um novo ciclo e, portanto, oportunidade impar de realizar um empreendimento a favor de maior qualidade de vida! Para mim, particularmente caros leitores, qualidade de vida está cada vez mais associada ao progresso espiritual. Mas o que significa na prática “progredir espiritualmente”? Um exemplo bem elucidativo, para que nosso corpo mantenha-se vivo é preciso: alimento, água, higiene, enfim, todos conhecem bem a rotina da manutenção do corpo físico.
O que sabemos pouco é sobre a manutenção do nosso corpo espiritual, sim, pois acreditem ele requer muitos cuidados, muita atenção. Geralmente delegamos pouca importância as necessidades do corpo espiritual. Assim como o alimento é vital para o corpo físico, a oração é para o corpo espiritual.
Vejamos os nutrientes que uma tabela nutricional para o espírito deve conter:
Oração, caridade, meditação, autoconhecimento, educação, perdão, bondade, fé, conhecimento (Lei causa e efeito), trabalhos voluntários, etc.
Percebam que são inúmeras as necessidades do nosso corpo espiritual, quem conseguir colocar em prática alguns dos itens acima, conseguirá uma significativa melhora na qualidade de vida. Lembrando que a relação entre o corpo espiritual e o corpo material é íntima, ambos relacionam-se de forma indissociável, quando um vai mal o outro padece igualmente. Todas as enfermidades começam na alma, alastrando-se pelo corpo e transformando-se em doença física A medicina moderna reconhece que pessoas com marcada incapacidade de perdoar acabam desenvolvendo maiores probabilidades no desenvolvimento do câncer. Portanto o perdão cura! Perdoar é livrar-se de um pesado fardo. Perdoe! Sua saúde agradece!
Sentimentos de raiva, ódio, inveja, competição, contaminam a alma, quem paga a conta é o corpo, que não agüenta a nocividade das emoções que esses pensamentos produzem, e acaba adoecendo.
É preciso resgatar os valores espirituais, os preceitos éticos, é preciso silenciar o coração, fugir do barulho ensurdecedor que impede-nos de pensar, de refletir, de avaliar a própria vida, de encontrar a passagem para um mundo onde as pessoas tenham mais comprometimento existencial.
O mundo encontra-se barulhento, um barulho ensurdecedor, falamos mais do que ouvimos, cegos e surdos, caminhamos para lugar nenhum, carregamos o peso dos vícios, do consumismo – escapismo; Compra-se desmedidamente para tentar preencher o vazio da alma; as insatisfações crônicas, uma fuga desleal com o bolso! Lembrei-me, dum velho ditado que minha nona costumava dizer-nos: " Percebam como as carroças vazias fazem barulho"...Hoje compreendo o que minha velha queria dizer!
Arrisco dizer que as pessoas fogem do silêncio, para evitar um encontro consigo mesmas, sim, pois o silêncio faz isso, convida-nos a ficarmos a sós com nós mesmos, e para alguns, isso é terrível!
O planeta Terra é um palco de provações, é escola na qual nós somos aprendizes. Como numa escola, precisamos realizar algumas provas para poder passar de ano, do mesmo modo, na vida são nos dados muitas provas. Pense um pouco, qual vem sendo a sua provação? Pense, reflita seu problema de uma maneira diferente, comumente pensamos, ou melhor, sentimos nossas provações com desgosto, insatisfação e, geralmente, com revolta. Preciso é pensar de uma maneira diferente, concentrar a atenção não no peso da “cruz” que carregamos, mas sim nas lições que podemos aprender com ela. Silenciar a mente, ouvir a canção do universo, nutrir o corpo espiritual, respeitar a integridade do corpo físico, eis aí os grandes desafios para serem alcançados no ano novo, tenhamos, portanto, coragem para alcançar uma vida nova no ano novo!



(Cassiane Schmidt)