Tempo de Recomeçar

Tempo de Recomeçar
"Essa história vai emocionar você"

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Amigo fiel


É difícil definir a palavra amizade, muito mais difícil é provar o gosto doce da fidelidade. Hoje, especialmente, venho falar de grandes amigos. Os amigos mais verdadeiros que conhecemos sobre a terra, eles desconhecem dinheiro, fama, poder.

Eles simplesmente amam incondicionalmente, ficam ao nosso lado em qualquer situação. A única coisa que eles esperam é um afago, um carinho. Creio que o leitor já identificou, pelas características acima, de quem estou falando: os cães.

Isso mesmo, os nossos queridos amigos de todas as horas. Os cães possuem o segredo da verdadeira amizade, eles dispõem de uma capacidade superior à humana, a capacidade de amar incondicionalmente, de permanecer inabalável em seu afeto.

George G. Vest, ex-senador americano escreveu um tributo aos cães, recortei um trecho que diz: “… O mais altruísta dos amigos que um homem pode ter neste mundo egoísta, aquele que nunca o abandona e nunca mostra ingratidão ou deslealdade é o cão”.

Muitas histórias narram eventos onde os cães salvaram seus donos da morte, salvaram-se uns aos outros. Ainda ontem vi uma reportagem onde um cão salva seu filhote do afogamento, simplesmente uma imagem tocante! Esses anjos de quatro patas merecem todo o nosso respeito, toda a nossa admiração. Temos muito que aprender com eles, muito mesmo!

Quem de nós recebe com tanto fervor nossos familiares quando eles retornam a casa, depois de um longo dia de trabalho? Quem?

Se eu pudesse definir o conceito de felicidade, eu diria que a felicidade é o lugar onde o amor nasce e desaprende a morrer. Esse tipo de amor mora nos cães.

Se abríssemos espaço teríamos inúmeros e comoventes relatos de experiências entre cães e seus donos, histórias dignas de cinema!

Por isso, fico devastada (acredito que essa é a palavra que melhor define meu estado) quando presencio cenas de maus tratos aos cães, e a outros animais indefesos. Não sei, ou melhor, não posso dizer o que penso a respeito desses covardes que maltratam seus cães, que os abandonam. Irão pagar muito caro os saldos dessa crueldade. Acredito que uma pessoa que tem a coragem de espancar um animalzinho até a morte, deve ser punida com severidade, contudo, o mal que se faz jamais será apagado.

Atitudes como essa levantam uma questão: quem são os verdadeiros bichos?

Vale lembrar a esses desalmados que maltratam animais que existe lei contra esse tipo de crime: "Artigo 32 da Lei Federal nº. 9.605/98, diz o seguinte: “É considerado crime praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, doméstico ou domesticados, nativos ou exóticos”. Pena - Detenção de 3 (três) meses a 1 (um) ano e multa”

As pessoas devem ser conscientes que o cachorro não é um objeto de decoração no jardim, eles sentem medo, sentem saudade. Eles precisam de atenção e de cuidados, por isso, quem não puder cuidar e dar a devida atenção, não deve ter cachorros. Cachorro é coisa séria, é preciso pensar muito bem antes de adquiri-los.

Felizmente, hoje existem muitas pessoas e organizações que se mobilizam para proteger e assistir animais desamparados e maltratados pelos seus donos.

Lembre-se que o amor de um cão é uma experiência única, por isso, cuide bem do seu cão, pois ele está o tempo todo cuidando de amar você!


 

(Cassiane Schmidt)

quarta-feira, 11 de abril de 2012

A aventura de viver


O que nos define plenamente é o tempo. Somos o espelho dos dias. Sempre haverá dois caminhos, isso é que torna a existência humana desafiadora. Esses dois caminhos muitas vezes se transformam em labirintos. As provações fazem parte da grande aventura de viver.
Osho, filósofo indiano e líder religioso tem uma excepcional definição de desafio, ele fala de maneira consciente sobre a aventura da vida: “A vida só é possível através dos desafios. A vida só é possível quando você tem tanto o bom tempo quanto o mau tempo, quando tem prazer e dor; quando tem inverno e verão, dia e noite; quando tem tristeza tanto quanto felicidade, desconforto tanto quanto conforto...”
Torna-se difícil pensar essas duas distintas faces da realidade, pois a natureza humana é movida em busca da felicidade plena, o que, convenhamos, é impossível! Não se trata de um discurso pessimista, basta que cada um observe sua trajetória e verá que no diário de bordo de suas vidas, nem tudo foram flores, houve momentos de tempestade, houve momentos de sol, viver é equilibrar-se na gangorra dos desafios que nos espreitam por todos os lados.
O diferencial das pessoas que atingem um nível superior e que conseguem manterem-se felizes e realizadas por longos períodos está no fato delas saberem tirar proveito do mau tempo. Aprender com a dor nos fortalece, nos ensina a preservar a felicidade.
A felicidade é indescritível, desconhece bússola ou mapa, a sinalização de sua presença requer simplicidade, nunca encontrei felicidade na sofisticação. Para ser feliz é preciso cultivar o espirito das coisas simples. Simplicidade aqui é sinônimo de conexão, conectar-se com o mundo através do coração, é viver intensamente momentos aparentemente banais. Estabelecer vínculos com a natureza simples das coisas significa amar o próximo, desejar o bem de todos, despojar-se de sentimentos mesquinhos.
Hoje o conceito de felicidade está desfigurado, a grande maioria das pessoas associa felicidade ao dinheiro, posição social. É comum ouvir pessoas que afirmam que só serão felizes quando tiverem isso ou aquilo, felicidade não é ter, felicidade é a capacidade de ser! Ser mais gentis, mais solidários, é desenvolver a capacidade de ouvir o que o outro tem a dizer, saber ouvir é uma virtude da pessoa sábia.
Ser feliz exige que desçamos ao topo de nossos calcanhares. Não há felicidade que não tenha se banhado em doses generosas de sofrimento (autoconhecimento) é preciso sofrer para ser feliz? A resposta está contida na história individual de cada um de nós. Há pessoas que estacionam no sofrimento e encontram sérias dificuldades de seguir adiante, enquanto outras conseguem virar a página, seguem adiante construindo castelos com as pedras que lhes feriram os pés. Viver é seguir adiante, sempre! Até quando tropicamos somos projetados para frente.
 Cada um sabe o gosto amargo-doce de suas experiências, aprendi a multiplicar conhecendo a dor do dividir, aprendi que a perda nos leva a novos ganhos. Passei a admirar a primavera quando o sol e o escuro do inverno tocaram minha janela. Descobri a solidão quando estava acompanhada, a solidão a dois é uma dor dilacerável, descobri plurais no singular.
Viver é um eterno recomeçar. A realidade é contraditória, sabemos, mas viver é isso, é saber dançar a música dos dias, é ter coragem para tomar as decisões, é feita de acertos e erros. Os erros quando bem compreendidos, são ferramentas eficazes para o crescimento interpessoal.
Como dizia o poeta Carlos Drummond de Andrade “Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade.”



(Cassiane Schmidt)

cassianeschmidt@yahoo.com.br