Tempo de Recomeçar

Tempo de Recomeçar
"Essa história vai emocionar você"

sexta-feira, 18 de março de 2011

Parabéns, Gaspar!



Quando uma cidade completa mais um ano de vida, não é somente ela que está de aniversário, mas todos nós, todos que aqui nasceram ou que escolheram viver!

E, quanta vida respira nessa cidade, quantos sonhos edificados, a história individual de cada um de nós se mistura a grande história do município.

Somos os poros por onde a cidade respira, sobrevive...

E o que dizer de Gaspar?

Essa bela e jovem senhora, que no auge dos seus 77 anos conserva a exuberância de seus vales encantados, seus recantos naturais que fascinam à todos...O que dizer de seus véus de águas cristalinas, de sua força e coragem diante dos grandes desafios pelos quais passou?

Pensei em escrever um poema, o mais belo poema, algo que fosse capaz de retratar esse cantinho abençoado do Alto Vale...

Mas, então pensei que a própria cidade já é toda ela um poema, e que as palavras seriam insuficientes para desnudar-lhe os encantos, que estão vivos e concretos, espalhados por toda parte.

Ao chegar na cidade dá-se com a majestosa igreja, localizada no alto do morro, lembrando que o amor e a fé sempre devem estar nos lugares mais altos de nossa vida, de nossa consciência.

Nesse dia, especial dia, vamos pensar em todas maravilhas que esta cidade guarda, vamos refletir distantes da revolta, inimiga conselheira, o que precisa ser melhorado, os curativos infra-estruturais que está jovem senhora precisa para seguir adiante, para que todos nós possamos bater no peito e dizer com orgulho:

Sou gasparense de alma e coração!





(Cassiane Schmidt)

segunda-feira, 14 de março de 2011

Carnaval: Alegria ou Tristeza?



Faço minhas as palavras do compositor Luiz Melodia “Carnaval carnaval carnaval, eu fico triste quando chega o carnaval...” Mais do que triste fico indignada com o fato de uma festa fútil movimentar com tamanha intensidade todo o Brasil.

O carnaval é a festa onde as máscaras caem.

Para quem não sabe o carnaval é uma festa cristã, pode isso? A festa carnavalesca surgiu a partir da implantação, no século XI, da Semana Santa pela Igreja Católica, antecedida por quarenta dias de jejum, a Quaresma. Esse longo período de privações acabaria por incentivar a reunião de diversas festividades nos dias que antecediam a Quarta-feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma.

A palavra "carnaval" está, desse modo, relacionada com a ideia de deleite dos prazeres da carne marcado pela expressão "carnis valles", que, acabou por formar a palavra "carnaval", sendo que "carnis" do grego significa carne e "valles" significa prazeres. Então, desse ponto de vista até que a festa fazia algum sentido, era uma espécie de festejo que antecedia o longo período de jejum e previvações que iriram se submeter os cristãos.

Mas, cá entre em nós, hoje isso não faz o menor sentido, se dúvidar, a maioria dos imbecis que se fantasiam e as mulheres que perdem o restinho de vergonha na cara nesses dias de infeliz manifestações, mal sabem o significado do carnaval, e a quaresma, o que é isso mesmo?

Infelizmente, o Brasil alardeia aos quatro ventos esta comemoração, como se fosse um acontecimento sério e respeitado. Que pena que outros momentos, outras datas tão impotantes não são valorizadas...mas, vá lá, bundas e bebedeiras parecem ser a preferência nacional.

É lastimável presenciar tanta falsa alegria desfilando nas passarelas do samba, mulheres seminuas, bocas arreganhas, bocas sem dentes, bebedeira, sexo desregrado, é um verdadeiro pretexto para manifestar os intintos mais primitivos e desavergonhados!

No meio da festa são distribuidas centenas de camisinhas e postos oferecem a pípula do dia seguinte para as mulheres, que neste período tornam-se mais fáceis do que descascar uma banana! Estou constatando, cada vez mais, que inteligência e beleza quase sempre não vem acompanhadas na mesma embalagem.

Ah, mas depois disso virá a penitência, o jejum, é a quaresma! Dirão os falsos profetas com os os olhos esbugalhados de ressaca. Ah tá, conta outra, depois disso tudo continuará a mesma coisa, pobre coelhino da páscoa, guarde seus ovinhos para um mundo que faça mais sentido!

Recentemente a tevê exibiu a reportagem de um incêndio que atingiu barracões das escolas de samba no Rio. Confesso que desejei que o carnaval fosse cancelado tanto no Rio como em São Paulo, e, quem sabe, o Brasil nesse período, parasse para refletir outras formas de manifestações culturais.

Se alguém realmente acredita que o carnaval é cultura estamos perdidos, pois então temos a cultura das bundas e peitos de fora, dos beberrões, dos inúmeros acidentes de carro pós carnaval, talvez seja por isso que muitos países tenham a imagem do Brasil como sendo a terra do futebol, do índio e da mulher pelada, antes que eu me esqueça, da Xuxa e do Pelé, também!

É triste pensar que o Brasil, país com tantas riquezas culturais, seja lembrado no exterior somente por isso...

Mas, a festa continua, passado o carnaval todos voltam a colocar as máscaras...





(Cassiane Schmidt)