Tempo de Recomeçar

Tempo de Recomeçar
"Essa história vai emocionar você"

segunda-feira, 18 de abril de 2011

EAD - Aproximando o Conhecimento


A modalidade de ensino à distância cresce substancialmente em todo o mundo. O termo TIC ( Tecnologias de Informação e Comunicação) é o termo utilizado para explicar a nova conjuntura que envolve os processos educativos. Neste contexto o educador não “desaparece”, ao contrário, ele é o alicerce que irá preparar a estrutura teórica que será otimizada através das mídias digitais.

O conhecimento, ou melhor, o acesso ao conhecimento é feito com o uso dinâmico e consciente das tecnologias.

Há um processo intrínseco nesta troca digital, onde aluno e professor tornam-se próximos pela instantaneidade de informações disponibilizadas e pela facilidade de comunicação que as mídias possibilitam.

Contudo, faz-se necessário o comprometimento necessário, a seriedade de ambas às partes (professores e alunos).

É fundamental que o tutor administre com seriedade sua função, engana-se quem pensa que não é relevante o papel do professor no EAD, ao contrário, creio que sua responsabilidade aumenta nesta modalidade de ensino. Pois ele precisa alicerçar: conteúdo – mídia – alunos (público alvo). Isso é possível através do diálogo, sim, pois deve haver diálogo permanente entre professor e aluno. Cabe ao professor criar estratégias que “facilitem” esse diálogo, essa troca de saberes.

A mídia deve ser adequada ao conteúdo proposto, o professor deve nutrir conhecimento profundo nas teorias, pois elas servirão como alicerce na didática digital, digamos assim.

Cursos na modalidade EAD, devem disponibilizar aos alunos uma plataforma digital dinâmica, com ampla referências bibliográficas e intensivo suporte acadêmico, através de uma equipe de tutores e gestores que auxiliem os alunos no que eles necessitarem. Em contrapartida, do outro lado da “telinha”, os alunos devem assumir o compromisso com o conhecimento. Criando agenda com horário para realização das atividades, realizando todos os exercícios e leituras propostas, participando dos fóruns, etc.

Seja no ensino presencial ou a distância, o que irá definir o sucesso na aprendizagem é a dedicação que o aluno investe no seu aprendizado. O termo (distância) é relativo se pensarmos que as mídias digitais nos aproximam do mundo, em menos de segundos sabemos o que aconteceu no Japão, por exemplo.

O uso consciente das tecnologias favorecem o nosso conhecimento, através dos links, que nos levam daqui para lá em segundos, abrindo informações instantaneamente; reforçando conhecimentos prévios, abrindo novos caminhos, criando desafios.

Nesta perspectiva, o ensino a distância exila para sempre a educação autocrática, onde o professor repassava o conhecimento, onde o aluno era mero receptor de informação, onde o aluno era mero receptor de informação, preso ao metro quadrado de sua carteira escolar, sem poder, literalmente, abrir a boca!

A distância é relativa, uma vez que as tecnologias de informação e comunicação instauram uma nova forma de atingir o conhecimento; até para os mais avessos a idéia, fica difícil fugir dessa nova realidade.





Cassiane Schmidt