Tempo de Recomeçar

Tempo de Recomeçar
"Essa história vai emocionar você"

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Inesquecível professor


Dia desses deparei-me com uma frase que me fez refletir, no inicio cheguei a divergir do seu autor, mas depois de um tempo, passei a entender melhor o seu significado. Essa frase reportou-me a um episódio vivido há alguns anos atrás, numa pequena sala de aula, onde habitava uma grande professora. Vamos à frase, depois, creio, os leitores compreenderão aonde essas linhas pretendem chegar:

“Educação é aquilo que fica depois que você esquece o
que a escola ensinou
. Albert Einstein.

Quem não guarda lembranças de algum (a) professor (a) que marcou sua vida durante a trajetória escolar?
Tudo bem que muitos guardam lembranças tristes e traumáticas, eu mesmo possuo um par delas.

Contudo, hoje, especialmente, pretendo falar em nome dos professores que tratam seus alunos com amor e respeito, pois, quem disse que professor também não tem a obrigação de respeitar os alunos, quem?

Nunca me esqueço dum dia que marcou minha vida, eu tinha não mais que oito anos de idade, cheguei à escola com os olhos inchados e com o coração despedaçado! Neste dia, havia apresentação de redações. Eu não havia me preparado, muito menos realizado a redação, a professora, geralmente, chamava a atenção com certa severidade dos alunos que não cumpriam suas obrigações escolares.

À medida que os alunos eram chamados pela professora e dirigiam-se a frente da classe para lerem suas redações, meu coração apertava mais, eu sentia um nó na garganta que me sufocava de maneira terrível.

A chamada era por ordem alfabética, na sala não havia muitos A, alguns B e o C se aproximava... Enquanto os alunos liam suas redações, eu me encolhia nas lembranças de minha mãe, que havia sido hospitalizada no dia anterior, ela passou muito mal e ouvi alguns tios e tias comentando que seu estado era grave. Nem preciso dizer que a redação ficou de lado, assim como a alegria que habitava em mim; acredito que não há pior experiência para uma criança do que ver sua mãe doente!

Mas, para minha surpresa, a professora pulou meu nome, passou do C diretamente para o D, senti um alivio profundo, pelo menos, do sermão da professora eu havia conseguido escapar, enquanto a tristeza e a angústia de saber como estava minha mãe tisnavam meu semblante com as cores cinza da tristeza.

Terminada a aula, antes que eu pudesse alcançar a porta de saída, a professora me chamou. Jamais me esqueci do seu gesto. Ela passou suas delicadas mãos sobre meus cabelos, amparou com seus dedos finos uma lágrima que se desprendeu do meu olhar, e me abraçou. Naquele instante me senti tão acolhida e compreendida como nunca havia me sentido, pelo menos não por uma professora.

Gentilmente ela me perguntou o motivo de eu ter chorado a aula toda, enquanto meus amigos liam suas redações. Expliquei-lhe o motivo e recebi um aconchegante olhar de esperança vindo dela.

Penso que foi isso que o Einstein quis dizer com sua controversa frase.

Desenvolver olhares diferenciados é essencial para o professor que almeja sucesso em sua carreira. Muitas vezes, recebemos na sala de aula crianças e adolescentes arrasados pela dinâmica familiar, casos terríveis, mas o olhar dos professores torna-se linear, olham caricaturas e não seres humanos, nem preciso dizer que isso não é uma regra, há maravilhosas exceções, onde os professores veem em seus alunos muito mais que um simples nome no diário escolar. Aprendi uma das mais preciosas lições com minha professora: solidariedade!

Os alunos merecem solidariedade. Muitos alunos manifestam suas inquietações e dilemas pessoais através da indisciplina, outros através da omissão, outros ainda, se refugiam no silêncio. O importante é o professor estar atento, mais que os ensinamentos da gramática, matemática, geografia, o aluno precisa aprender com o professor a ser mais humano, o caminho é a sensibilidade de saber olhar... De estar pronto para acolher, isso também é educar!

Cassiane Schmidt

segunda-feira, 21 de novembro de 2011


Sempre é tarde para o relógio
Esse inimigo analógico, perturbador.
Fatos e fotos sobrevivem ao passado
Por que a solidão sempre respira dois lados?

A inexatidão do tempo mastiga nossa felicidade
Saliva futuros ao sabor dos ventos
Eterniza importantes momentos


A cortina dos dias tece meus horizontes
Há uma alegria em ser triste
Algo que queremos e nunca existe...
Um rio de felicidade sem ponte!

As palavras me consomem
Alimentam-me feito vidro estilhaçado

                 Fome

?  
                                                          ?

                                          Estrago!


C

             A
          S
 S

             I
 A
              n
                                e