Tempo de Recomeçar

Tempo de Recomeçar
"Essa história vai emocionar você"

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

A base dos relacionamentos saudáveis


Cassiane Schmidt


Observando os maiores entraves da sociedade, os circunlóquios pelos quais enredam-se os homens numa postura individualista, elaborada numa ciranda da involução da espécie, chego à soturna conclusão de que o maior desafio e a origem de muitos problemas encontram-se na base dos relacionamentos.
No decurso natural da vida vamos criando laços, estabelecendo relações, primeiro na família, mais tarde na escola, no trabalho, vive-se sempre em meio a pessoas, neste contexto é que por vezes surgem as mais desastrosas experiências grupais. Pergunto por que tantas vezes os laços acabam se transformando em nós? A resposta sempre à mesma: imaturidade emocional para aceitar, compreender o passo do outro.
Pense caro leitor por instante, quantas pessoas já passaram pela sua vida? Quantas já partiram? , creio que este revés representa sempre oportunidade de crescimento. Convido a refletir sobre algumas pessoas que passaram pela sua vida, o que de ti elas levaram? O que delas em ti ficou? Qual a lição?
Contudo, o que realmente importa saber é a respeito da qualidade da relação que estabelecemos com o outro, pessoas são escolas, penso que o maior desafio do ser humano é a convivência. Através do contato com o outro é possível aprimorar, avaliar a capacidade de tolerância, de generosidade, de maturidade da qual dispomos, ou presumimos dispor. A vilania dos novos tempos é composta pela intolerância, pelo individualismo, pela covardia evolutiva que constitui impedimento para o crescimento pessoal e, por conseguinte grupal. A vergasta açoita a alma e o coração humano daqueles que não alcançaram à maturidade emocional, que insistem em viver lançados à inércia do egoísmo, e das falsas compensações, buscando muitas vezes se comprazer na dor do outro.
Através das experiências obtidas nos relacionamentos que estabelecemos ao longo da vida, torna-se possível perscrutar o intimo da alma, descobrindo nossos limites, posturas emocionais rígidas, doentias, mas não basta apenas descobri-las, é preciso superá-las.
Os desafios são muitos, estamos frente a uma sociedade tisnada pelo abandono da ética, do amor ao próximo. Falar em amor ao próximo?, creio ser piegas nos novos tempos, esta caindo em desuso.
O homem da caverna do século 21 sai à luta, escravo de padrões sociais escravizadores não consegue encontrar a felicidade em lugar nenhum, egocêntrico que é não tem olhos senão para seu umbigo. “O egoísmo extremo pode levar a exaustão psíquica, energética e emocional” (Revista Plantão; Ano II, nº.5t, Maio/Junho; 2002).
A grande carência vigente esta na inabilidade de estabelecer relacionamentos, a intolerância assume força nos núcleos familiares, afetivos, sociais e profissionais. Há pessoas que perderam a noção de cordialidade, de educação e respeito ao próximo, para conseguirem o que desejam são capazes de tudo, simplesmente desconhecem limites! Vão deixando um rastro de desafetos e cicatrizes emocionais por onde passam.
O maior mandamento deixado pelo Cristo foi o amor, Ele deixou um belo legado impresso nas entre linhas da frase: “amai-vos uns aos outros como eu vos amei.” (Jo 15, 12). Mas o amor aqui mencionado não e aquele dito da boca para fora, e sim um amor verdadeiro, carregado de responsabilidade, de caridade, de paciência com o próximo.
O grande erro do homem é querer atingir o cume da montanha, sem antes passar pela aventura, pelo esforço, pelo desafio da escalada. Uns há que pisam na cabeça dos outros para mais rápido chegarem. Tolos, para estes o cume se porá sempre mais alto, mais longe. Enquanto o afeto une o desafeto ata.
A base para o sucesso pessoal, profissional, na cordura das ações que estabelecemos com o outro, encontra-se na qualidade das relações que estabelecemos, criando círculos emocionais saudáveis e benfazejos.
A saúde emocional é a chave que liberta o homem da prisão lúgubre que algema sua alma. Procure aceitar as pessoas como elas o são, isto não significa que você deve abrir mão dos seus princípios, dos seus pontos de vista, significa apenas que você é generoso com a opinião, com a formação do outro.
Adote uma postura mental mais flexível, não julgue, não crie desafetos desnecessários, eles só irão comprometer o teu caminho. Faça a sua parte, lembre-se que um auto-exemplo vale mais que mil tentativas de explicação. Aprenda a sutil diferença entre discordar e dissentir. O resgate das relações afetivas saudáveis é a sirene nos chamando a acordar para um novo tempo, onde as pessoas possam viver numa relação saudável e otimista, onde a cooperação mútua encontre espaço para germinar nos corações humanos.


2 comentários:

Defensor disse...

Salve
Obrigado pela visita. Aos poucos vou voltando à blogosfera, apesar de algum desânimo.
Gostei do texto, já usei esta imagem em algum post no passado... Os anciãos parecem ótimos nela. Quisera eu chegar lá desta forma...
Abraços

PALIMPTEXTO disse...

"Pessoas são escolas..." ADOREI! Gostei do teu texto, acrescentou-me bastante, com a tua permissão quero indica-lo a algumas pessoas. Obrigada pela visita e um grande beijo!