Tempo de Recomeçar

Tempo de Recomeçar
"Essa história vai emocionar você"

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Escravos da vaidade




A valorização da imagem nunca esteve tão evidente em nossa sociedade, vive-se hoje um tempo onde a aparência esta pretensamente associada à idéia de felicidade, de superioridade. Sabe-se, contudo, que ter uma boa aparência é muito importante na vida profissional e nas relações interpessoais que estabelecemos no meio social, no entanto, ter boa aparência não significa ser uma Gisele Bunchem, toda pessoa pode sim ter uma imagem pessoal positiva associada ao comportamento, ao intelecto, a maneira de ser, e não apenas parecer.
A pretensão desta abordagem procura refletir acerca dos excessos, das loucuras cometidas em busca de ideais de beleza, quase sempre inatingíveis. Basta ligar a tevê, folhear uma revista ou mesmo observar os outdoors para perceber como está implícito um padrão estético, é preciso, no entanto, conscientizar os jovens sobre as falsas ideologias impressas por trás das imagens. A influencia da mídia age diretamente sobre o comportamento de milhares de jovens, que despersonalizados, acabam sendo influenciados por padrões de comportamento. Essa influencia vem atingindo toda uma geração de mulheres (e homens também) que acabam se sujeitando a toda espécie de tratamentos estéticos, onde a saúde fica quase sempre em último plano. Na busca imediata de resultados, pessoas não usam critérios na escolha do profissional colocando sua vida em risco.
Quantos casos de mortes causadas em intervenções estéticas, lipoaspirações mal sucedidas, queimaduras em sessões de bronzeamento artificial, perda do cabelo em tratamentos de alisamentos, danos no sistema nervoso em função de tratamentos clandestinos de emagrecimento, problemas de coluna e hérnias de disco por excesso de malhação, enfim, acredito que para cada um de nós um dos casos é comum, já ouvimos falar.
O caso que mais chama a atenção sobre loucuras em nome da vaidade é representado pela modelo Ângela Bismarchi, 36 anos, que se submeteu a 44 intervenções estéticas.
O que leva o ser humano a refazer toda sua imagem? Transformar a própria natureza? O que esta faltando? Quais os mecanismos de compensação, de negação da própria imagem que levam a pessoa a se transformar, a perder a própria personalidade?
O comportamento irresponsável, a busca por resultados imediatos é fruto de uma estática psíquica herdada duma geração preocupada em manter aparências, relegando ao degredo a importância do ser. Como adendo, vale considerar que nem sempre os melhores rótulos contem os melhores conteúdos!
Contudo, a conseqüência dessa maratona sem precedentes em nome da beleza vem fazendo muitas vitimas, milhares de jovens caem nas mãos de médicos charlatões, colocando suas vidas em risco. É fundamental que os pais estejam atentos ao comportamento dos filhos, observando seu comportamento, suas atitudes e hábitos alimentares. Cresce assustadoramente o número de casos de bulimia e anorexia – distúrbios alimentares- causando, muitas vezes, danos irreversíveis a saúde.
Uma geração despersonalizada compõe a “passarela” do século 21, jovens que preocupados apenas com o aspecto físico esquecem de ser, de ser gente! Esquecem de pensar sobre a beleza interior, associada à generosidade, ao amor, a gratidão, aos bons modos, a educação. Barbies semi-analfabetas desfilam seus copos magros, incapazes de sustentar o vazio de suas cabecinhas ocas.
O mais importante, neste contexto, é conscientizar os jovens, principalmente na fase da pré-adolescência, acerca dos verdadeiros princípios, da superioridade do ser humano face à superficialidade das aparências. Valorizar suas qualidades, aptidões favorece a formação da auto-estima antídoto infalível contra as influencias dos padrões doentios de beleza. Cabe a família e a escola darem importância a este aspecto, criando espaços para discussão e conscientização da força das ideologias na vida cotidiana das pessoas.
Por que não criamos um padrão de beleza associada à cultura? , à educação?
Faz-se urgente acordar nossos jovens para o verdadeiro significado da vida.
Pensem nisso!

13 comentários:

João Filipe Ferreira disse...

lindissimo o seu blog
parabens:)

O Profeta disse...

MAis um fantástico texto teu...~




Total é a loucura do querer
Breve é chama da doce paixão
Total e insubmissa é a verdade
Que emana do teu terno coração

Sigo os passos da tua procura
Queda-se teu corpo nu em melodia incompleta
És instante da bondade dos Deuses
O canto de uma ribeira que o sol desperta


Um mágico domingo


Doce beijo

Suli Summers disse...

a sociedade em que vivemos corre,nao tem tempo..estamo sempre atrasados e comendo fast foods..e a mídia incita a sermos saudaveis e termos o "corpo perfeito".
é tudo para preencher espaços vazios em nós mesmos...
se voce nao tem o sorriso perfeito use o creme dental HTTP12 tripla açao e resolva seu problema.
nao tem o carro dos sonhos,o relacionamento dos sonhos nem o trabalho ideal?entao voce nao usou o produto certo!
nunca asao só produtos.
são montes e montes de valores psicologicos.
infelizmente.

lindo o seu cantinho

;D beijos

fix me disse...

Olá
Achei ótimo o seu texto.

E infelizmente é MUITO dificil mudar essa situação. A mídia ataca de todos os lados e com muita eficácia. Acredito já estarmos num ponto em que achar um pré-adolescente que tenha a "cabeça no lugar" quanto à isso é uma peça rara, porém não considero uma tarefa impossivel dar "doses de realidade" à eles. Acho que quando a mensagem chega de uma forma inteligente e curiosa, ajuda-se tranquilamente à deixar um ambiente menos poluído dentre as crianças e jovens. (bom, e adultos, não?)

Vinicius

PALIMPTEXTO disse...

Cassiane: teus textos estão, a cada escrita, mais maduros, envolventes e reflexivos! Parabéns! Também li o do Santa e adorei! Grande beijo e boa semana!

- Mariana. disse...

Cassi, vou te chamar assim, pois parece até íntima já. Não sei o que comentar,se é da maneira que você escreve, se sobre o que você é. Sobre este assunto. Vou tentar colocar aqui:

O que dizer desse texto que acredito ser sua opinião, mesmo ele não aparecendo em momento algum a 1° pessoa.
Uma opinião passada desde cedo pra mim, vindo de uma mãe também pedagoga.

O que dizer sobre seu jeito de escrever, uma caraceterística que eu adimiro tanto, e sigo essa mesma "linha" se é que se pode assim dizer. Amo textos reflexivos.

O que dizer sobre este tema, tão enraizado em mim, que me levou a escolher uma profissão: Nutrição.
Mais triste que barbies magérrimas não conseguindo sustentar sua cabeça oca é ver por modinhas esses adolescentes se tornando Vegans, sem nenhum suporte Nutricional, uma vez que é extremamente prejudicial, e pode levar alterações na morfologia da própria celula.

Adorei este teu espaço, voltei sempre.
Um beijo carinhoso, gostei de você.
p.s: Tudo isso aqui, me lembrou muito de quando eu perguntava: -Mãe, o que a senhora quer que eu seja quando crescer?
- Seja feliz, filha! E ganhe dinheiro pelo seu intelecto, e não pela sua aparência, ela se vai um dia...

Luis Ferreira disse...

Amiga o teu blog é uma maravilha.

Existe nas tuas palavras o sentimento, a reflexão, a paixão.

Adorei este teu texto que penso que deveria ser lido por muitas pessoas.

Beijinhos
Luis

Defensor disse...

Salve
Existem pessoas que não entendem que não adianta mudar a aparência... A verdadeira mudança ocorre de dentro para fora, a começar pelo coração...
Abraços

Ravnos disse...

Sonho com o dia em que a midia não fará propaganda com respeito a estética mas sim do intelectual.
E quem sabe o mundo desperte deste pesadelo supérfluo.

Liz / Falando de tudo! disse...

Amei a foto, confesso que nao li nao todo o post, pois estou correndo, mas vi teu blog e gostei..por isso te convido pra ir o meu...eu volto com mais calma, viu?

osátiro disse...

Texto cheio de verdades do mundo actual...

Luis Ferreira disse...

O Mar de Sonhos faz um ano de existência. Venho assim agradecer toda a amizade e carinho ao longo deste tempo.

O meu muito obrigado.

Com amizade

Luis F.

Anônimo disse...

Por acaso achei o seu Blog. MARAVILHOSO!!!! Parabéns!!!! Seus textos são ótimos (conteúdo e escrita). Você vai longe!!!! Já adicionei aos meus Favoritos!!!
Gande abraço.
Ana Paula Lobato