Tempo de Recomeçar

Tempo de Recomeçar
"Essa história vai emocionar você"

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Aposentos do Coração...



O coração é como uma pousada, um local que hospeda não pessoas, mas sentimentos.
Imaginem uma bela pousada chamada coração, neste local há uma recepcionista chamada emoção. A emoção é cordial com todos que querem hospedar-se, cordialmente recepciona todos os sentimentos que nele chegam, sem filtros, ela mistura-se aos sentimentos espalhado-os por todo o coração.
Localizado no lado esquerdo do peito, o coração é atingido diretamente pelos sentimentos que nutrimos ao longo da vida, sempre encaminhados, de maneira branda ou agressiva, pela tal emoção!
A emoção é quem vai acomodar os sentimentos que vão chegando ao coração. Com o tempo, este local sagrado precisa de manutenção, pois alguns hóspedes tratam muito mal este aposento.
A tristeza, por exemplo, é inadimplente com a emoção, entra sem pedir licença, traz seus companheiros: a angústia, a solidão, o medo, a raiva, tais sentimentos saem sem pagar a conta, prejudicam o funcionamento do coração, colocando-o em perigo! Já ouviram falar em coração falido?
Alguns hóspedes são muito bem vindos, a alegria quando chega renova o ambiente, colorindo com suas cores os jardins do coração. A emoção espalha a alegria por toda a parte, é como lava jato energético, retirando as manchas deixadas pela tristeza. A alegria, o amor, a esperança constroem no coração um aposento de luxo! É preciso manter os aposentos do coração sempre lotados dos sentimentos de paz, pois assim, não haverá lugar para os malfeitores, como à raiva, à tristeza, à angústia!
Quando predominam por longo tempo, sentimentos de raiva, mágoa, tristeza e dor, o coração é afetado, vai perdendo a vitalidade. Tais sentimentos produzem substâncias químicas nocivas para a saúde, enfraquecem a resistência imunológica, comprometendo todo o organismo. Pessoas submetidas a stress intenso, mágoas e embates emocionais negativos por longos períodos, acabam desenvolvendo predisposição a ataques cardíacos, entre outros problemas de saúde.
A medicina moderna reconhece, cada vez mais, que os sentimentos negativos ou de ódio para com outra pessoa, incapacidade de perdoar e baixa estima, produzem doenças físicas e psíquicas, acarretando um sem número de prejuízos a saúde do ser humano. Muitas das nossas doenças – explica a ciência médica – são no fundo produto dos nossos rancores ocultos.
Sentimentos de paz e otimismo liberam substâncias químicas benéficas para a saúde, a endorfina é uma delas. A endorfina produz uma série de vantagens para a saúde: Melhora a memória; Melhora o estado de espírito (bom humor); Aumenta a resistência; Aumenta a disposição física e mental; Melhora o sistema imunológico; Têm efeito antienvelhecimento, pois removem superóxidos (radicais livres); Aliviam as dores
em geral.
Cabe a cada um de nós manter a pousada “coração”, com sentimentos benfazejos em relaçao ao mundo, às pessoas, à vida! Aceitar o próximo, desfazer-se de pré julgamentos, perdoar quem precisa ser perdoado, saber superar as dificuladades e os erros passados, tudo isso, consitui fator importante para manter a saúde emocional em dia!
As crianças merecem atenção especial em relação a sua saúde psico emocional, é preciso pais equilibrados para formar crianças saudáveis e felizes. Através do amor e da generosidade, poder-se-á crer em uma sociedade mais feliz, mais saudável, numa sociedade menos violenta e mais acolhedora.
lll (Cassiane Schmidt) lll

4 comentários:

douglas D. disse...

Oi, Cassiane
agradeço a sua postagem lá no amores.Espero que volte mais vezes e, quem sabe, conheça tbm os outros cantos por onde escrevo.

Maria Laura disse...

Um texto muito original, chamando a atenção para questões extremamente importantes.

Anônimo disse...

Oi Cassi, Ótimo texto, muito bem escrito e agradável de ler...

PARABÉNS POR TUDO!!

Fátima Venutti disse...

Cassiane,
Concordo com a Camila. Mas ainda me encanta e mombeia meu coração e mente a tua POESIA.
Essa VEIA que em ti pulsa, pulsa e pulsa forte e contínuamente.

Teu Blog está lindo!!!!!!!!

Ah... e obrigada pelas tuas visitas ao meu rsrsrs