Tempo de Recomeçar

Tempo de Recomeçar
"Essa história vai emocionar você"

sábado, 29 de outubro de 2011

Livro, eterno amigo!



No próximo dia 29 de outubro iremos comemorar o dia do livro aqui no Brasil, a data é, sem dúvida, muito especial, pois o livro é fonte inesgotável do saber e por que não dizer do prazer?

E você, sabe por que comemoramos o dia Nacional do Livro nesta data? Foi por que nesse dia, em 1810, que a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para cá, dois anos após a chegada da Familia Real ao país. É neste cenário que o Brasil passa a conhecer este invento maravilhoso, e aconchegante que nem útero de mãe, que é a biblioteca! O Brasil passou a editar livros somente a partir de 1808 quando D. João VI fundou a Imprensa Régia e o primeiro livro editado foi "MARÍLIA DE DIRCEU", de Tomás Antônio Gonzaga. Naqueles primórdios, toda a literatura era importada da Europa, aos poucos e arduamente, fomos nos desimpregnando da literatura europeia e “escrevendo” nossa própria história.

Hoje, o Brasil possui no seu currículo literário, escritores maravilhosos, muitos deles foram imortalizados pelas obras que produziram. Conquistamos uma identidade literária digna de primeiro mundo! O acervo e as opções são muitíssimas, o que está faltando são os leitores!

Contemplo uma realidade onde as crianças estão tão envolvidas pelos atrativos brinquedos modernos que não conseguem encontrar mais tempo para aquele velho amigo de cabeceira, livros com ilustrações e histórias fantásticas. E os adolescentes então, não conseguem mais largar seus aparatos tecnológicos, e o livro esta se tornando um objeto pré-histórico, infelizmente!

Dia desses uma criança (ah! essas crianças) disse-me que a biblioteca é a casa do livro, eu então lhe respondi: o livro apenas descansa na biblioteca, ele não pode ficar lá muito tempo fechado, pois se senão ele jamais acordará!  Assustada, a pequena correu até a estante e pegou um livro nas mãos e disse-me: “olha professora, eu acabei de acordar esse dorminhoco aqui”! ...



 (Cassiane Schmidt)

Nenhum comentário: